quinta-feira, 22 de setembro de 2011

R.E.M. (1980-2011)


«To our Fans and Friends: As R.E.M., and as lifelong friends and co-conspirators, we have decided to call it a day as a band. We walk away with a great sense of gratitude, of finality, and of astonishment at all we have accomplished. To anyone who ever felt touched by our music, our deepest thanks for listening.»

Foram estas as palavras que anunciaram a despedida de uma das mais emblemáticas bandas norte-americanas e, também, uma das minhas favoritas. Rude golpe para quem, ano após ano, esperava o melhor de Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills. Isto apesar dos últimos anos terem sido preenchidos por compilações e trabalhos de originais menos importantes. No entanto, e olhando para trás, a verdade é que os R.E.M. sempre por cá andaram. Tendo nascido em 1981, não me recordo de alguma vez ter sentido a falta da banda de Athens, Georgia. Ora, se «Automatic For The People» foi a primeira K7 que comprei (na altura CD era ainda uma miragem nas lojas de discos), «Out Of Time» foi uma das primeiras K7 que gravei no meu velho rádio gravador com duplo deck. Já «New Adventures In Hi-Fi» foi um dos álbuns que mais estranhei e que depois mais se entranhou. «Monster» e «Up» mostraram-me uns R.E.M. diferentes, mas ainda assim muito bons... Bem sei que o legado que deixam persistirá no tempo, mas a verdade é que hoje acordei um pouco mais triste...





1 comentário:

Frederico disse...

Tenho a sensação que um dia destes ainda fazem uma perninha algures...